MONSENHOR ALEXANDRE COSTA

SECRETARIO DO ARCEBISPADO 

PRESBÍTERO INCARDINADO A ARQUIDIOCESE

DE MARIANA

RESPONSÁVEL DA PASTORAL DA JUVENTUDE 

RESPONSÁVEL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO 

PRESIDENTE DO VENERÁVEL CABIDO DE MARIANA 

VICE-REITOR DO SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO SÃO PIO X

MESTRE DE CERIMÔNIAS ARQUIDIOCESANA


ARQUIDIOCESE DE MARIANA

CÚRIA METROPOLITANA

ARCHIDIOECESIS MARIANENSIS


Amados irmãos e irmãs, espalhados por nosso território arquidiocesano, paz e bênçãos do Senhor.


Com vistas a otimizar o serviço litúrgico e em reconhecimento à dedicação e ao zelo de nossos cerimoniários arquidiocesanos, após atenta observação e análise criteriosa, e considerando a importância vital deste grupo em nossa Arquidiocese de Mariana, a necessidade de aprimoramento constante, o desânimo pontual de alguns e o entusiasmado espírito pastoral e a devoção de outros, com o aval de Dom Gabriel Mendes, efetuo as seguintes nomeações:

Mestre de Cerimônias: Revmo. Mons. Alexandre Costa

Integrantes do Corpo de Cerimoniários Arquidiocesanos:

• Revmo. Pe. Wendel Oliveira

• Revmo. Pe. Guilherme Gurgel

• Revmo. Pe. Vinícius Rodrigues 

Sem. Danielson 

 • Sem. Jadson

Em decorrência destas novas designações, encerro o serviço ministerial dos seguintes Reverendo Padre no corpo de cerimoniários:

 Revmo. Pe. José Netto 

Agradeço sinceramente o empenho e a dedicação demonstrados por cada um nesta função de tamanha relevância para a Arquidiocese. Que a bênção divina acompanhe a trajetória de vocês.

Estendo meus mais sinceros parabéns aos novos nomeados. Que São Tarcísio, o zeloso padroeiro dos coroinhas e cerimoniários, seja seu intercessor e guia, concedendo-lhes sabedoria e perseverança neste ministério em nossa Arquidiocese.

A presente nomeação produz seus efeitos a partir de 02/11/2025. Aos novos membros, o sagrado dever de assistir os Bispos em suas celebrações e de emular o heroísmo de São Tarcísio, preferindo a fidelidade a Cristo à própria vida.

Dado e passado na sala da Cúria, ao décimo segundo dia do mês de Novembro do ano jubilar de dois mil e vinte e cinco solenidade dos fiéis defuntos.


Mons Alexandre Costa 

Cerimoniário mestre da Arquidiocese