ARCHIDIOECESIS MARIANENSIS
_____________
DOM GABRIEL MENDES
Por Mercê de Deus e da Sé Apostólica
Prefeito do Dicastério para o Clero
Prefeito da Casa Pontifícia
Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana
ANO JUBILAR 2025
"A ESPERANÇA QUE RENOVA"
_____________________________
DECRETO DE CONDECORAÇÃO DE UM CÔNEGO
_____________________________
Chancelaria Arquidiocesana
Decreto 009/25
Decreto de condecoração
Datado em 8 de setembro de 2025.
Aos dileto Filhos Padre Wendel Oliveira e aos outros filhos espalhados por todo o nosso território Arquidiocesano, Saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em nome da Igreja e com a graça divina, recebemos com grande júbilo esta nomeação. A trajetória da nossa fé é marcada por corações devotos que, com fervor, dedicaram suas vidas à expansão do Reino e à proclamação do Evangelho. A esperança em Deus os sustentou diante das adversidades.
Em tua vocação sacerdotal, reconhecemos esse mesmo fervor. Tua pregação da Palavra, tua fé inabalável e teu cuidado pastoral são um testemunho vivo. Tua dedicação ao povo de Deus e tua contribuição para a Igreja são dignas de admiração.
Portanto, em cumprimento às leis da Igreja e com a autoridade que me foi confiada, e invocando as palavras de Santo Agostinho: "Ama e faz o que quiseres", NOMEIO-TE como CÔNEGO do Cabido Metropolitano Catedralício de Mariana. Em conformidade com o cânon 509 do Código de Direito Canônico, recebes as responsabilidades e honras desta função.
Pelos seguintes atos:
• Assistir o Arcebispo Metropolitano nas celebrações litúrgicas solenes;
• Celebrar conforme prescrito a Liturgia das Horas na Catedral Metropolitana;
• Zelar pela manutenção e organização da Catedral Metropolitana;
• Auxiliar na administração dos bens eclesiásticos da Arquidiocese;
• Incentivar e apoiar as iniciativas pastorais e litúrgicas em toda a Arquidiocese.
Com a graça de Deus, irá receber o Barrete de borla vermelha, símbolo da tua dignidade como Cônego. Que esta insígnia te recorde sempre os deveres do teu ministério sacerdotal, impulsionando-te ao ardor na oração, ao zelo pastoral e à caridade para com o povo de Deus.
Este título, que não representa poder, mas sim humildade e dedicação ao serviço, deve ser um convite constante à santidade. Que ele te inspire a ser um testemunho luminoso em nosso presbitério, buscando incansavelmente a glória de Deus e o bem das almas, com a intercessão de todos os santos cônegos. A humildade, como nos ensina o Evangelho, é o alicerce de toda virtude e o caminho para a verdadeira grandeza aos olhos de Deus.
Que Nossa Senhora da Assunção continue intercedendo por ti para que possas continuar firme na missão evangelizadora e sacerdotal.
Dado e Passado na Cúria Metropolitana de Mariana, ao oitavo dia do mês de Setembro do ano santo de dois mil e vinte e cinco, sob os nossos selos, armas e assinaturas.
.png)


Siga-nos