DOM GABRIEL MENDES
Prefeito do Dicastério para o Clero
Prefeito da Casa Pontifícia
Por Mercê de Deus e da Sé Apostólica,
 Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana

Ao Revmo. Cônego Luca Batista
Arcipreste do Cabido Metropolitano 
Reitor do Seminário Arquidiocesano


Caríssimo em Cristo,

Em espírito de comunhão fraterna e de caridade pastoral, reconheço com gratidão os serviços já prestados por Vossa Reverência a esta Arquidiocese de Mariana. Contudo, é também meu dever, enquanto Pastor desta Igreja particular, adverti-lo acerca de situações que vêm causando preocupação.

Tenho acompanhado de perto o vosso desempenho nas funções que vos foram confiadas, particularmente no ofício de Reitor do Seminário Arquidiocesano, assim como no exercício do vosso ministério sacerdotal em geral. Lamentavelmente, constato sinais de descuido e negligência no cumprimento de encargos que são de grande importância para a formação dos futuros ministros sagrados e para o bom andamento da vida eclesial.

Ressalto, todavia, que esta advertência não tem caráter pessoal, tampouco se trata de perseguição ou animosidade. É um ato pastoral e administrativo, que visa unicamente à correção necessária, a fim de que possais rever atitudes, assumir com renovado zelo os deveres que vos foram confiados e corresponder de forma mais fiel à missão recebida de Cristo e da Sua Igreja.

Exorto-o, portanto, a retomar com responsabilidade e dedicação o exercício de suas funções, buscando no Espírito Santo a luz e a força para servir com humildade, prudência e ardor apostólico.

Esta advertência será registrada nos arquivos desta Cúria Arquidiocesana, como instrumento pastoral e disciplinar, esperando, contudo, que seja para Vossa Reverência um auxílio à correção fraterna e à perseverança no vosso ministério.

Confio-vos à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, para que vos acompanhe neste caminho de renovação e fidelidade.


Em Cristo, Bom Pastor,


 Gabriel Mendes
Tituli di Sufetula
Arcebispo Metropolitano